G.R.E.S. União do Parque Curicica

A HISTÓRIA COMEÇA EM 01/03/1993.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba União do Parque Curicica foi fundado em 01 de março de 1993. Surgiu da fusão dos Blocos “Universal” e “Quem tem boca fala o que quer”. Na época, ambos não tinham registro oficial. O que possuíam em comum, além da vontade de crescer, era a cor branca. O “Universal”, era azul e branca e, o “Quem tem boca fala o que quer”, vermelha e branca.


O dia, 01 de março, o ano, 1993. Reuniram-se, na Rua Paraíso do Norte Nº 14, sede do Universal Jacarepaguá Futebol Clube, vários representantes das duas agremiações e mais alguns amigos do “Conversando entre Homens e Mulheres”. O encontro começou às 19 horas e só terminou de madrugada. Daí saíram as novas cores ( vermelho, azul e branco) e, sob a presidência do Sr. João de Jesus, foram iniciados os trabalhos para o 1º desfile, com um nome registrado: Grêmio Recreativo Escola de Samba União do Parque Curicica.


1994 - Iniciava-se, agora sobre o símbolo do aperto de mão, uma trajetória vitoriosa. O trabalho inicial era “A União Canta A Uva”. O Presidente era João de Jesus e trazia junto uma comissão de carnaval composta por Vicentão, Uziel, Zezinho Orelha, Gessé, Vânia e outros mais. O carnavalesco era o Aureliano, o Léo Gordurinha. Ainda “cheirando a tinta” na Federação dos Blocos do Estado do Rio de

Janeiro, a Curicica faz jus ao local do desfile: Bonsucesso. Bom sucesso geral: 1º lugar. do Parque Curicica.

 

1995 - Local Bonsucesso. Neste ano o Carnavalesco era o Bira Xavier. O enredo: “Quem Canta Seus Males Espanta”. Resultado: 2º lugar.

 

1996 - De novo Bira Xavier. O enredo: “Hoje Eu Vou Sambar, E Você também”. A “novidade”: 1º lugar de novo.

 

1997 - Enredo: “Doce Ilusão”. Carnavalesco: Bertoldo de Souza Osvaldo Cruz. Colocação 2º lugar.

 

1998 - Um ano marcante: a despedida da agremiação saindo da Federação dos Blocos do Rio de Janeiro com um desfile simbólico na Avenida Rio Branco. Motivo: avaliação para o ingresso na Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Próximo desfile: Grupo E.

 

1999 - Estreia no Grupo E. Grande desfile, fantástico. O enredo: “Brasil, Quá, Guá, Guano, Ano 2000”. A nova Escola era só alegria. Comemorou abraçada ao Carnavalesco José Marcos Bonsucesso. Um bom nome, mais um grande sucesso: 1º lugar.

 

2000 - A Escola tinha por obrigação fazer um grande desfile. Ano 2000, simbólico ano, virada do milênio. O Carnavalesco era o Sandro Gomes que levou a Curucica para arrebentar. O enredo “A Esperança De Um Povo”. A Escola conquistou a 2º colocação, mais do que suficiente para decolar para o Grupo D.

2001 - O carnavalesco foi José Marcos Sérgio Ferreira. O 6º lugar, com o enredo “2001- Uma Virada Carioca” nos leva para o Grupo C.


2002 - “Sou Índio, Sou Negro, Sou Branco, Sou Brasil, Sou Brasileiro, Eu Nasci Para Bailar” com os Carnavalescos Miriam Araújo e José Marcos nos traz o 2º lugar, e nos leva para a Sapucaí.

 

2003 - Sapucaí, olha nós aqui. Os Carnavalescos: Miriam Araújo e José Marcos. Levamos o 5º lugar com o enredo “Da Criação À Reconstrução, 90 Anos Do Mercadão De Madureira”. Estamos no Grupo B.


2004 - O enredo “Verdade Prá Quem Viveu, Miragem Prá Quem Não Viu, Invasão De Amor E Paz Na Terra Do Meu Brasil”. Miragem para quem viveu, verdade para quem não viu. A gangorra que nos levou para cima, humildemente, nos trouxe de volta para o Grupo C. Colocação 11º lugar.


2005 - Jorge Caribé: O Carnavalesco. Local: Intendente Magalhães. Um grande enredo propicia a que Caribé, esbanjando competência, nos leve de volta à Sapucaí. "Bahia De São Salvador, Porto Seguro Do Brasil”. Voltamos a um porto seguro: 1º lugar por mérito próprio, de volta ao Grupo B.

 

2006 - Caribé, dessa vez, vem ousado. Aposta na irreverência e traz um enredo atual e polêmico: “GLS Com A Bandeira Da Alegria, O Babado Da Curicica No Carnaval É Só Folia”. A harmonia dos sexos. Só é possível viver bem com muito amor, não importa a opção sexual. Mãos dadas: “Não preciso que me aceite, apenas que me respeite!” Um desfile pomposo, rico. Um 4º lugar bastante honroso, décimos nos separou dos três primeiros colocados.

 

2007 - O Carnavalesco Flávio Alberto Campello, integrou-se a nossa comunidade nos trazendo a beleza em versos, alegorias, fantasias e poesias com o Enredo “Brazil S/A...pátria que nos pariu” o qual nos deu o 8º lugar.

 

2008 - O União do Parque Curicica em parceria com o carnavalesco Flávio Alberto Campello veio com o enredo: "O mundo místico das águas, em berço esplêndido derrama ao planeta seu clamor" no qual a nação Curiciquense clamou pela preservação ambiental. Infelizmente,por problemas técnicos, obtivemos o 11ºlugar.

 

2009 - Com o enredo "O Carioca é aquele...espírito, paixão e fé" de Amauri Santos e Paulinho do Ouro, a Agremiação conseguiu uma boa colocação, ficando em segundo lugar.

 

2010 - O caldeirão ferveu no dia 16 de fevereiro de 2010. O enredo "Lendas, mistérios e magias. Não creio, mas... Seilá, né?" de Amauri Santos e Paulinho do Ouro, conquistou o terceiro lugar, empatando com Sereno de Campo Grande com 269,1 pontos.


 


2011 - O enredo da Curicica "Eu sou o samba, a voz de um povo brasileiro" de Amauri Santos conquistou o segundo lugar no carnaval 2011. Com uma apresentação belíssima, a agremiação foi a sétima a desfilar na Marquês de Sapucaí, na terçafeira, dia 08 de março.


2012 - A União do Parque Curicica contou a história das cartas com o enredo "As cartas não mentem jamais", desenvolvido pela comissão de carnaval que teve como autores do enredo Felipe Herzog, Diogo Villa Maior e Raquel Winter; direção

artística de Felipe Herzog e Diogo Villa Maior; alegorias de Raquel Winter; fantasias de Leo Pimenta; coreografia da comissão de frente de Diogo Villa Maior tendo como assistente Diego Ramos. Foi a 6ª escola a desfilar pelo Grupo B da

LESGA, na terça-feira dia 21 de fevereiro

na Sapucaí e ficou em 6º lugar.


2013 – Com a fusão dos grupos A e B, a LIERJ fundou a Série A com 19 agremiações. Pela primeira vez em sua história, a Parque Curicica disputaria uma vaga no Grupo Especial. Dificuldades administrativas pareciam ncontornáveis e a possibilidade de “enrolar a bandeira(jargão do mundo do samba que significa fechar a escola) era real. Em outubro de 2012, pouco mais de 03 meses antes do carnaval assume uma nova diretoria liderada pela Presidente Kátia Paz, única Presidente mulher entre as 19 agremiações da Série A. Ex-porta bandeira da escola e da G.R.E.S. Portela, Kátia desenvolve projetos sociais em Curicica há anos e decidiu encarar o desafio. O temor pela falta de tempo e verba para preparar um belo desfile era grande, porém a Parque Curicica fez bonito na Sapucaí reeditando um samba enredo de 1994, “Quando o samba era samba” para homenagear os 90 anos da G.R.E.S. Portela. Foi a 5a. Escola a desfilar na sexta feira dia 08 de fevereiro e terminou na 12a. posição. Durante a transmissão da Rede Globo, todos os narradores e comentaristas reconheceram a garra da escola e o belo exemplo de competência administrativa.

 

2014 - Curicica entrou definitivamente para o rol das grandes da Série A. Terceira escola a desfilar no sábado, dia 01 de março, data em que completou 21 anos, apresentou o enredo denominado “Na garrafa, no barril. Salve a cachaça! Patrimônio cultural do Brasil”, desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes. O belo desfile resultou no sétimo lugar entre as 17 postulantes. Durante toda a transmissão da Rede Globo, a escola voltou a ser muito elogiada e acabou por ganhar diversos prêmios. Dentre eles, melhor bateria por TODOS os veículos especializados e melhor escola pelo voto popular do jornal ODIA.

 

2015 - A União do Parque Curicica.